Esses dias escrevi sobre profissionais que querem ser reconhecidos, mas não fazem por merecer.
Hoje quero falar dos profissionais que fazem a diferença, criam oportunidades, não ficam reféns de problemas, e conseguem crescer mesmo com todos os desafios.
Profissionais diferenciados SEMPRE serão reconhecidos.
Alguém pode até falar “Mas Jean, eu faço tudo pelo negócio, tudo pelo cliente, busco alternativas, tenho excelentes resultados, mas não vejo espaço para crescer onde eu trabalho!”
Sim, pode até ser verdade que onde você trabalha não tenha espaço para expandir toda sua competência, seja qual for a razão, mas a pergunta que te faço é: Para quem você trabalha?
Trabalhei em algumas empresas, não muitas, mas nunca trabalhei para elas.
“Como assim? Você trabalhava para elas e para outras? Você traía a confiança de quem te contratava?”
Não, nunca. Sempre trabalhei para mim. As vezes os objetivos da empresa não atendem minhas necessidades ou meus sonhos, então, ao invés de reclamar, chorar, virar um pedinte dentro da empresa, sempre procurei fazer o melhor que posso. Jamais me permiti ficar refém do que falta na empresa que trabalho, aliás, muito pelo contrário, sempre valorizei todas as empresas que trabalhei, mostrando para concorrência os diferenciais que tínhamos no mercado.
“Ah, mas a empresa que trabalho não investe em treinamento.”
INVISTA EM VOCÊ! Faça cursos, leia, assista vídeos…
“Ah, mas a empresa que trabalho não paga as melhores comissões.” CRESÇA! Você nunca vai ter tudo!
“Ahhh, mas a empresa que trabalho não tem um marketing atuante.” FAÇA VOCÊ MESMO! Crie sua estratégia, boca a boca, telemarketing, panfletos, pontos de venda em praças…
“Ahhh, mas a empresa que trabalho não tem o nome conhecido.” OLHA A OPORTUNIDADE QUE O DESTINO ESTÁ DANDO À VOCÊ !
Sim, imagine uma marca que até hoje não é conhecida no mercado, e depois de algum tempo, ser reconhecida pelo trabalho que você e a equipe envolvida fizeram!
Isso é o que o mercado ouve, o mercado sempre reconhece a competência.
O que eu quero dizer com isso, é que as vezes pode ser que você não seja promovido onde está, as vezes pode ser que você não conquiste seus objetivos pessoais onde está, mas pode ter certeza que se você trabalhar duro, com ética, com resultados, com relacionamentos que agreguem, e assim por diante,
O mercado vai ouvir, vai reconhecer seus esforços e habilidades, e você chegará onde quer.
Não seja refém, seja o protagonista das suas próprias vitórias.